Ir al contenido principal

São Paulo/ Brasil/ convocatória p 2014


Están abiertas las inscripciones para la tercera feria  São Paulo  de títeres
El evento tendrá lugar el 12 de abril 27 de 2014.
Tomaremos el encanto de los títeres y teatro de objetos a las 4 esquinas de la capital
del Estado de São Paulo.
Las presentaciones serán en los cines, parques y CEUs.
Los candidatos deben enviar la solicitud completa al
 e-mail: curadoriamostraspbonecos@gmail.com
 hasta 10 de enero
Ver adjunto el reglamento y el formulario de inscripción


REGULAMENTO
3ª MOSTRA SÃO PAULO
TEATRO DE BONECOS 2014
A 3ª Mostra São Paulo – Teatro de Bonecos2014premiada pelo ProAC– Programa de Ação Cultural – Edital Nº 01/2013–“Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes no Estado de São Paulo” da Secretaria de Estado da Cultura”, torna público o regulamento para a seleção de espetáculos.
O prêmio foi conferido à Cooperativa Paulista de Teatro e pelo mérito da proposta que já está na sua terceira edição assegurando a democratização do acesso aos bens culturais.

I - DOS OBJETIVOS DA MOSTRA

A 3ªMostra São Paulo – Teatro de Bonecos 2014será realizada no período de 12a 27de abril de 2014 e tem como objetivo apresentar um panorama da produção do teatro de bonecos por meio de 16 espetáculos com linguagens e técnicas variadas.
É função da mostra fortalecer a produção, circulação e troca de experiências dos grupos, bem como, democratizar o acesso da população ao teatro de bonecos, propiciando a reflexão do público e a troca de saberes com os artistas e criadores dos espetáculos.
A mostra será realizada em vários espaços culturais, educacionais e públicos (a céu aberto) distribuídos pela cidade de São Paulo. Entre esses espaços existem teatros convencionais, galpões com estrutura cênica, espaços culturais, praças e parques.

II - DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições para a 3ª Mostra São Paulo – Teatro de Bonecos2014poderão ser enviadas entre os dias 25 de novembro de 2013 a 10 de janeiro de 2014, exclusivamente pelo e-mail curadoriamostraspbonecos@gmail.com. Este regulamento e ficha de inscrição encontram-se à disposição dos interessados no sitehttp://www.facebook.com/mostra.saopaulo.

2. Os arquivos devem ser enviados em formato word, pdf, jpeg ou power point, com o seguinte conteúdo:
a) Currículo do grupo;
b) Currículo do diretor;
c) Currículo do espetáculo;
d) Fotos digitais;
e) Sinopse do espetáculo;
f) Críticas, recortes de jornais, programas e demais publicações do espetáculo e grupo;
g) Necessidades técnicas de som, luz e palco;
h) Ficha de inscrição inteiramente preenchida (que encontra-se no final deste regulamento e disponível para download no sitehttp://www.facebook.com/mostra.saopaulo).

3. Para os espetáculos pré-selecionados será solicitado (quando a Comissão Organizadora achar necessário) DVD com a gravação recente e completa do espetáculo, que deverá ser enviado por sedex, para o endereço indicado no e-mail de solicitação.

4. Serão desconsideradas as inscrições:
a) Fora do prazo (vale a data de postagem);
b) Em desacordo com o regulamento;
c) Com documentação incompleta.

III - DA SELEÇÃO

1. Todos os projetos inscritos, que tenham como ação principal a manipulação e/ou animação de bonecos ou objetos, serão avaliados, classificados e selecionados pela Comissão Organizadora.


2. A Comissão Organizadora selecionará os projetos inscritos de acordo com os seguintes critérios:
a) Excelência artística do grupo;
b) Excelência artística do espetáculo;
c) Adequação do espetáculo às condições dos espaços de apresentação.

3. Os selecionados serão comunicados por e-mail, até o dia 30 de janeiro de 2014. Não havendo confirmação de disponibilidade e interesse por parte do grupo selecionado, serão convocados os grupos suplentes por ordem de classificação.


IV - DA PARTICIPAÇÃO

1. Todos os grupos selecionados receberão um prêmio de participação com valor entre R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais) e R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por apresentação realizada. A variação de valores será aplicada de acordo com:
a) A distância entre a cidade São Paulo e a cidade de origem do grupo;
b) A quantidade de participantes do espetáculo;
c) A qualificação artística do grupo e do espetáculo;
d) A quantidade de apresentações do grupo na mostra.

2. O Pagamento será efetuado até 15 dias após a realização da apresentação por meio de deposito bancário em conta da pessoa jurídica contratada.

3. Será negociado com cada grupo selecionado o período de hospedagem, de acordo com as necessidades de montagem e apresentação do espetáculo. Só será oferecida hospedagem para grupos que tenham real necessidade em virtude da distância entre a sua cidade de origem e o local de realização da apresentação. A mostra não se responsabilizará pela hospedagem de nenhum integrante do grupo, amigo ou parente, que não faça parte efetiva do espetáculo.

4. A organização da mostra oferece alimentação,em local indicado pela produção, para os integrantesdos grupos selecionados, descritos na ficha de inscrição.

5. O transporte de cenário e elenco será negociado com cada grupo selecionado. Dando preferência para aqueles que tem autonomia para realizar o transporte de seus equipamentos e elenco. Respeitando as limitações orçamentárias, serão oferecidas as melhores condições de viagem para os grupos que venham de cidades e/ou estados distantes, além de translado na cidade de São Paulo.

6. Os equipamentos de sonorização serão disponibilizados de acordo com a necessidade de cada espetáculo. A montagem dos equipamentos, passagem de som e acompanhamento do espetáculo é de responsabilidade do técnico de som da mostra. A operação de som do espetáculo é de responsabilidade exclusiva do técnico de som do grupo.
Segue a relação de equipamentos disponíveis:
02- caixas acústicas JBL EON15 - 250 w
02- caixas acústicas JBL EON10 - 150 w
02- caixas acústicas RCF ART 310A -  480w
04- tripés de caixas acústicas
01- mesa de som YAMAHA MG 166cx USB - 16 canais
01- mesa de som YAMAHA MG 10/2 - 8 canais
01- mesa de som BEHRINGER - 8 canais
01- CD player duplo NUMARK modelo CDN22 MK5
02- microfones com fio e pedestal Superlux
02- microfones com fio e pedestal G.A.P.
03- microfones SHURE PGX UHF (sem fio, pode ser usado como head set ou lapela)
01- microfone SEENHEISER EW112 G3 (sem fio de lapela)

7. Os equipamentos de iluminação serão disponibilizados de acordo com a estrutura de cada espaço de apresentação e com a necessidade de cada espetáculo. Os espetáculos serão distribuídos pelos espaços de acordo com as suas necessidades técnicas. A montagem dos equipamentos de iluminação e acompanhamento do espetáculo é de responsabilidade do técnico de iluminaçãoda mostra. A afinação e operação da iluminação do espetáculo é de responsabilidade exclusiva do técnico de iluminação do grupo.

V - DAS OBRIGAÇÕES

1. Caberá ao grupo selecionado providenciar o material cênico e técnico necessário ao seu espetáculo, com exceção da estrutura técnica de base (iluminação e sonorização).

2. Os grupos selecionados participarão de encontro com a plateia, de no mínimo 30 minutos, após a apresentação, com a finalidade de intercâmbio das experiências e vivências artísticas e processos de criação.

3. Os grupos selecionados assinarão contrato responsabilizando-se pelo cumprimento dos horários e dias marcados pela Comissão Organizadora, bem como, pela obtenção de autorização de uso do texto e das músicas e autorização de veiculação de imagem dos integrantes dos espetáculos. Esse documento deverá ser preenchido, assinado e devolvido no prazo de 7 (sete) dias após seu recebimento.

4. Os grupos selecionados deverão enviar por e-mail em formato pdf ou jpeg, os seguintes documentos:
a) Contrato social da empresa ou estatuto da associação;
b) Em caso de estatuto, ata de posse da última diretoria;
c) Cópia do RG e CPF do representante legal do grupo que assinará o contrato;
d) Comprovação de vínculo dos integrantes do espetáculo com a empresa (ficha de filiação, participação da diretoria, registro de cooperado, carta vínculo ou outro documento equivalente);
e) Dados bancários da empresa que assina o contrato (nome do banco, número da agência,número da conta bancária e CNPJ da empresa);
f) Relação completa com nome civil, RG, CPF e função dos participantes do grupo
que participarão da mostra;
g) 3 fotos em alta resolução (mínimo 300 dpi);
h) Autorização de uso do texto e das músicas, assinadas pelos autores.

VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. Os DVDs, quando solicitados pela Comissão Organizadora, e enviados pelos grupos não serão devolvidos.
2. A organização poderá utilizar imagens dos artistas e espetáculos selecionados para promoção do evento nesta e em outras edições.
3. Além dos selecionados, a Comissão Organizadora guarda-se o direito de convidar outros espetáculos para compor a programação da mostra.
4. A decisão da Comissão Organizadora é irrecorrível.
5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da mostra.
6. O ato da inscrição implica conhecimento e aceitação de todos os itens do regulamento.
7. Os grupos e seus representantes são inteiramente responsáveis pela autorização de uso do texto e das músicas, sendo o envio destas comprovações, condição para a efetivação da contração e realização das apresentações.

São Paulo, 25 de novembro de 2013.
Comissão Organizadora

FICHA DE INSCRIÇÃO

Grupo:  
Espetáculo:  
Espaço de apresentação:  Palco ()         Praça ou Rua (   )         Alternativo (   )  
Medidas do espaço utilizado pelo espetáculo (em metros):
 _____ largura _____ profundidade _____  altura  
Público:  Adulto (  )            Infantil (  )         Indicação etária:  
Gênero:  
Técnicas de manipulação:  Duração:        
Links de vídeo na internet: (trailer)
 
Endereço do grupo:  
Cidade:      CEP:  
Telefones:  
e-mail:  
site:    
skype:  
 
Responsável pelo grupo:  
RG:                                                               CPF:  
Endereço:  
Cidade:                                                                           Estado:          CEP:  
Telefones:  
e-mail:                
 
Empresa representante legal do grupo:  
CNPJ:                                                               Inscrição Estadual:  
Endereço:  
Cidade:                                                                           Estado:         CEP:  
Telefones:  
e-mail:  
site:    
 
Espetáculo:  
Sinopse do espetáculo (em 5 linhas):

 
Autor / Adaptador:  
Direção:  
Técnico de Luz:                              contato:    
Técnico de Som:                           contato:  
Elenco (nome artístico / nome civil):

 
Valor do cachê para
Uma apresentação: Duas apresentações:
Três apresentações:  
Disponibilidade de datas para apresentação no período de 12 a 27de abril de 2014:
 
 
Número de integrantes que fazem parte do espetáculo:
Elenco: homem (  )   mulher (  )
Técnicos: homem (  )   mulher (   )  
Equipamento de som necessário, que não esteja atendido pela lista de equipamentos descrita no regulamento:
 
Tempo (em minutos)de montagem da cenografia:  
Tempo (em minutos) de montagem da sonorização:  
Tempo (em minutos)de montagem da iluminação:  
Outras necessidades:

Comentarios

Entradas populares de este blog

Libros sobre la marioneta y los títeres

Hola amigos Hoy pongo aquí en nuestro blog  algunas indicaciones de libros sobre el teatro de títeres/ marionetas / animación El libro:  TEATRO DE FORMAS ANIMADAS:   Máscaras, Bonecos, Objetos   de   Ana Maria Amaral   Es el resultado de una suma de experiencia como observador y profesional, en Brasil y en el extranjero. Sigue siendo una referencia básica, porque no hay pocos títulos en portugués sobre el tema. El uso de la máscara en el teatro, teatro de marionetas y las formas animadas en su desarrollo tanto en el Oeste y en el Este - incluyendo las corrientes modernas como el teatro Alfred Jarry y Tadeusz Kantor - son abordados en esta investigación muy original desde el punto de vista temático. Otros libros de la autor sobre el tema: Encyclopedie Mondiale des Arts de la Marionnette Ed. Henryk Jurkowski et Thieri Foulc  Montpellier: Éditions l’Entretemps, 2009, 862 pp. El proyecto Enciclopedia iniciado en 1978 por la UNIMA (Unión Internacional de l

PARENTE

el títere catalán (de guantes)

Pesonaje principal: Panxito/ Panxito es el personaje por excelència de los  Titeres Vergés por la segonda metade del siglo XX, fue muy popular y en los añoss 60, tuve 28 programas en la televisión / TVE Miramar. Técnica del títere catalán El títere catalán se manipula con los cinco dedos de la mano y tiene busto, esto hace que tenga un equilibrio mayor y sea posible aumentar el tamaño de la cabeza, esta puede rotar con el movimiento de los dedos índice y anular, el busto le confiere una mayor presencia, las manos son intercambiables así como el vestuario. Tradicionalmente son en talla de madera, pero Sebastià Vergés Martínez ha construido algunos títeres más evolucionados en otros materiales y que están articulados.   El títere catalán se manipula con los cinco dedos de la mano y tiene busto, esto hace que tenga un equilibrio mayor y sea posible aumentar el tamaño de la cabeza, esta puede rotar con el movimiento de los dedos índice y anular, el busto le confiere u